Gadanha Mercearia - Estremoz







Como consequência de uma estranha tradição familiar fui almoçar a Estremoz na Páscoa. Estranha porque não somos alentejanos nem temos nenhuma ligação aparente ao Alentejo ou Estremoz.

Estremoz é uma cidade invulgarmente prolixa em restaurantes, ou melhor, excelentes restaurantes. A concentração de bons restaurantes em Estremoz por metro quadrado é bastante significativa, principalmente porque Estremoz (desculpem-me os estremocences) fica no interior longínquo e ostracizado.

Nesta visita experimentamos o Gadanha. Não foi a primeira escolha, mas como era Páscoa todos os restaurantes estavam com mais de uma hora de espera, felizmente consegui reservar uma mesa no Gadanha. Apesar de não ter sido a primeira escolha foi uma excelente opção.




Ficamos numa mesa dentro da lareira!!! À primeira vista pareceu ser acanhada e de difícil entrada, mas depois de conseguirmos sentar, até tinha um ambiente bastante simpático e acolhedor.

Dentro da tendencia atual, a decoração está bem conseguida, existe um ambiente de taberna moderna com pipas, muita madeira, garrafeira nas paredes, uma parede com tinta de ardósia e alguns apontamentos mais rústicos. Na parede de ardósia está uma receita de bolo de chocolate. Ainda não experimentei a receita mas pareceu-me muito interessante.




Depois de algum estudo sobre a ementas decidi experimentar o mil folhas alentejano com bacalhau e presunto. As mil folhas eram na realidade fatias muito finas (literalmente via-se o outro lado) de pão alentejano frito. Que posso dizer, divinal! O ovo mal cozido no topo completa o prato de uma forma deliciosa.




As sobremesas eram todas sonantes e com bastante potencial. Acabei por escolher uma das minhas sobremesas favoritas: farófias! Estas tinham uma particularidade estavam fritas em pequenas bolas, tinham uma camada crocante de açucar queimado como o leite creme. As farófias vinham acompanhadas por morangos frescos e doce de leite.

O preço, pois não se pode ter tudo, ficou pelos 25 euros por pessoa com vinho e sobremesas.





Gadanha Mercearia
Largo Dragões de Olivença 84A - Estremoz
268 333 262
www.merceariagadanha.pt

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Restaurante das Marés, Altura

Casa do Preto, Sintra

Tasca do Sr. Domingos, Aldeia do Meco