Cantina Baldracca, Castelo






É tão bom quando alguém convida o Sebastião para jantar e não lhe pede qualquer tipo de opinião ou ajuda na escolha do restaurante...em abono da verdade, quem combinou não faz a mínima ideia que o Sebastião escreve umas cenas num blogue, como é mesmo o nome....pois esse mesmo :-), e, mais ainda, só soube que ele ia ao jantar perto do dia....
Claro que o Sebastião vai ouvindo, ou lendo, comentários sobre restaurantes e, quando surge a necessidade, ele avança com essas ideias. Mas o Sebastião gosta mais de ser surpreendido com ideias de outrem.... mais que não seja porque tem má memória e é ligeiramente preguiçoso.... mas não lhe vamos levar isso a mal, certo?


Mas avancemos. O objetivo principal deste serão era ir a um espetáculo no Chapitô. Mas a organizadora da excursão propôs, e muito bem, que se fosse jantar antes do espetáculo a um restaurante perto, do qual tinha tido boas referências, e assim evitar os preços do restaurante do Chapitô.

O Sebastião gosta de italiano, nunca tinha ido ao Baldracca e percebeu (após breve pesquisa na internet) que os preço eram acessíveis, três ótimas razões para aceitar o convite. A companhia não entrou na equação inicial porque o Sebastião conhecia apenas duas das resmas de pessoas que iam ao jantar (e espetáculo). Mas agora, olhando para trás, ele poderia ter colocado como quarta razão a companhia para jantar :-), se não fosse o espetáculo acho que ele continuaria na amena cavaqueira noite dentro.


 
Encontrar a Cantina Baldracca não é difícil mas exige consultar o Google mapas (nunca, mas nunca o Bing) e estudá-lo durante um bocado. Sebastião partiu do Largo do Caldas (Largo Adelino Amaro da Costa para os menos conhecedores da gíria lisboeta), o que lhe deu a oportunidade de andar novamente no novo elevador do Castelo, entrou na Rua do Regedor e escolheu sempre a rua com tendências de esquerda até chegar ao início da rua das Farinhas. E tcharam! deu logo de caras com a porta da Baldracca (que por acaso é bem engraçada.... Sebastião não tem fotos mas pede para acreditarem que dão conta dela quando a virem).

O espaço é apertadinho mas se o Sebastião entra, entra toda a gente (isto porque o Sebastião é alto, claro). E havia lá resmas de gente dentro (ele atrasou-se ligeiramente mas ainda teve lugar na mesa). O atendimento foi rápido e orientado, imprescindível quando se tem vinte pessoas famintas para atender, tendo toda a gente comido aquilo que tinha pedido... ou pelo menos o Sebastião não ouviu nenhuma reclamação. O Sebastião atacou uma pizza chamada Il gato pardo (as pizzas têm todas nomes de filmes italianos), da qual diz ter gostado bastante, mas à sua volta predominou as pastas. Uma dica captada pelo Sebastião, caso queiram personalizar algum dos pratos, pizza ou pasta, não se acanhem pois a cozinha está receptiva a alterações.

 O sentimento geral, segundo informações recolhidas no local pelo nosso correspondente de guerra Sebastião Rodrigues dos Santos, foi de que os pratos estavam todos muito bons, das pastas às pizzas. E muito bem servidos, por sinal.
 
Depois de muita conversa, e dos atrasados terem também sido servidos, vieram saber se o Sebastião e restantes convivas queriam sobremesa. As opções eram bolo de chocolate, pannacotta e tarte de maçã (aqui o Sebastião diz não ter bem a certeza...estava meio distraído) mas tal foi o consenso em termos de sobremesa que pareceu mal ao Sebastião não pedir pannacotta. Segundo ele, a  pannacotta estava um bocado doce demais para o seu gosto, mas Sebastião, depois de ter olhado em volta, admite que pode ser algo que apenas a ele lhe assolou (todos à sua volta lambiam os beiços de contentamento...).

A seguir veio o café, droga necessária para manter o Sebastião minimamente acordado para o espetáculo que se seguiria, e a conta. Por pessoa ficou 13€, o que incluiu bebidas (desde sangria a coca-cola), prato, sobremesa e café. Tendo em vista a zona onde estavam a comer, o Sebastião acha que pagou um preço muito justo.









Sebastião diz ter gostado do restaurante, quer em termos de comida quer em termos de ambiente (apertadinho mas castiço), recomendando a quem andar pelo castelo e quiser comer bem por um preço justo.


Cantina Baldracca

Rua das Farinhas, nº1(perto do Largo do Caldas)
1100-287 Lisboa

Não têm multibanco!! Levar dinheiro vivo!!

Contacto (Reservas): 918751784 (obrigatório, especialmente para grupos)

2ª a 6ª | 12h às 15h + 19:h às 24h
Sáb | 19h às 24h + Encerra ao Domingo

Fotos roubadas (mas sem malícia) de diferentes locais.








Comentários

Mensagens populares deste blogue

Restaurante das Marés, Altura

Casa do Preto, Sintra

Tasca do Sr. Domingos, Aldeia do Meco