Sushihana, Porto






Tenho a sorte de ter bons amigos, e estes são como família. Não falamos todos os dias, temos todos muitos afazeres no dia a dia. Mas, saber que estão à distância de um telefonema aquece-me o coração, deixa-me um pouco mais feliz, apenas por existirem, por serem pessoas magníficas, por serem amigos.

Foi com eles que fui, duas vezes no espaço de dois meses, ao sushihana.

A minha relação com sushi tem vindo a alterar-se com o tempo, inicialmente desconfiei, depois provei e não gostei. Então, disseram-me: tens de provar um bom sushi para realmente teres uma opinião. Assim o fiz, e não gostei. Algum tempo depois voltei a experimentar, e agora, adoro. Não sei se foi por insistência que passei a gostar (fake it, until you make it), a verdade é atualmente é o tipo de restaurante onde acho que vale a pena pagar o escândalo que normalmente nos cobram.







O sushihana é um dos spots do Porto, o pessoal que o frequenta é giro, bem vestido, com requinte, como só no Porto o pessoal sabe ser. Engraçado este fenómeno no Porto, enquanto que em Lisboa somos mais estereotipados, todos tentamos ter o mesmo tipo de comportamento, no Porto o pessoal ou é muito mais relaxado do que os lisboetas ou muito mais requintado. Não estou a referir-me a escalões sociais, é um fenómeno mais ou menos transversal. É preciso ver de perto!

O sushihana tem uma decoração minimalista (como qualquer bom restaurante japonês), muito bem conseguida, e uma equipa totalmente brasileira (formados na maior colónia japonesa do mundo - São Paulo) que prepara o sushi num balcão aberto para a sala.


O pedido é sempre o mesmo: Festival. Ou seja um crepe para iniciar as hostilidades, e depois uma variedade enorme de sushi, em modo: sempre a vir. Já temos um ritual, assim que o primeiro prato poisa na mesa, pedimos a preparação do próximo, e assim sucessivamente. Se não estou em erro, nunca passamos do quarto prato. 


Pela discrição anterior é expectável que não tenha opinião formada sobre as sobremesas. Existem, que já as vi passar. Mas, depois de tal repasto, não existe lugar para sobremesa. Se lugar houvesse era para mais um prato de sushi. 

Os preços estão adequados ao tipo de comida e de restaurante, um festival fica por 19 euros, e a isto soma-se as bebidas e cafés. Não há bela, sem senão. Mas, se é para investir numa boa refeição de sushi, este é o local. 



Sushihana
Rua Prof. Mota Pinto 138
4100 Porto
tel: 224 045 549/916 551 972
www.sushihana.pt



Comentários

Anónimo disse…
Domingo passado fui ao mercado ouvir música.
Fiquei agradavelmente surpreendida com a qualidade dos músicos e dos temas tocados! Vou divulgar e vou voltar!

Mensagens populares deste blogue

Restaurante das Marés, Altura

Casa do Preto, Sintra

Tasca do Sr. Domingos, Aldeia do Meco