Confeitaria LX, Avenida Roma










E assim de súbito, sem aviso prévio, sem um sinal de alarme ou o tocar de um carrilhão surge mais uma padaria. Chamem estas novas padarias de modernas, contemporâneas, avantgarde, grunge, punk-rock ou renascentistas, no fundo tanto faz, o engraçado é que são cada vez mais e isso é bom.

Não quero com isto dizer que os cafés deviam virar todos padarias, não senhor!, apenas é bom ter um local diferente onde ir uma vez ou outra para variar. Existirá sempre espaço (e clientes) para os cafés a que estamos habituados, com os seus balcões frigoríficos envidraçados, as lâmpadas fluorescentes intensas, as lâmpadas UV para matar as moscas e os empregados de camisa branca que vêm perguntar o que queremos comer, fazendo variar os seus modos entre o tom simpático e brincalhão (especialmente se já somos clientes habituais) e a cara fechada e tom seco de quem não tem tempo a perder (e ai de quem tenha dúvidas sobre o que pretende).
 
A ConfeitariaLx (ConLx) está dentro desta nova leva de cafés a que chamamos padarias, ficando localizada em plena Avenida de Roma no lugar anteriormente ocupado, se a memória não me atraiçoa, por uma dependência do Millennium BCP. Para quem conheça melhor a zona, a ConLx fica quase em frente a uma casa cujo nome não precisa de apresentações, o Frutalmeidas (concorrência!), e no seguimento do Centro Comercial Roma e Florista Roma.


O espaço está decorado de uma forma que convida a entrar e estar, comer e conversar, ficar e saborear, afastando o sentimento de que depois de se ter acabado de comer está na altura de ir embora (exceto na hora de almoço.... aí é comer e dar a lugar ao próximo, pois somos muitos a querer almoçar, por isso sejam simpáticos e não façam sala). A ConLx tem uma esplanada mesmo à frente da porta, em plena calçada da Avenida de Roma, e no interior tem duas salas separadas pelo balcão e uns quantos degraus.

O atendimento é rápido e expedito a responder a todas as questões que nos surgem..."O que é aquilo?" "Tem o quê lá dentro?" "Pode torrar ou prensar?" "Pode cortar o pão numa diagonal perfeita de 45º?"...que tendo em vista a oferta são muitas as perguntas. Já lanchei, almocei e levei para casa.... bem, o objectivo era levar para casa mas, pelo caminho, fui dando bicadas, bicadas, bicadas, bicadas que no fim fiquei sem nada (muito antes de chegar a casa).

Os croissants são excelentes, o pão é excelente, os sconnes são excelentes, a comida de prato foi excelente (comi hambúrguer com batatas fritas mas posso atestar que o outro prato do dia também tinha excelente aspeto...escalopes de perú com ameixa). Até os pastéis de nata são excelentes.... de comer e não dar a ninguém, nem uma dentadinha.

Eu sei que me hão-de desiludir em alguma coisa, para já ainda não tive razão de queixa. Mas ainda existe muito mundo para comer, portanto deixemos em aberto a possibilidade de desilusão...


Vou agora constatar o óbvio. A variedade da oferta é como uma ELISA competitiva... inversamente proporcional. Ou seja, quanto mais tarde forem menos variedade têm... e acreditem que a redução é drástica... as vezes que fui lá lanchar, sempre ao fim da tarde, tinha algumas coisas mas as opções eram limitadas ao stock existente... agora quando fui à hora de almoço...abriu-se um novo mundo... qual Cristóvão Colombo a descobrir novas terras!

Por último, mas importante também, a ConLx fica na Avenida de Roma por isso estacionar é algo que exige uma chávena de paciência, uma pitada de sorte e mexer rua acima, avenida abaixo. Não há bela sem senão.

Aconselho vivamente e bons lanches!


Confeitaria LX

Av. Roma nº 46 B
1700-348 Lisboa
21 840 06 60
Horário: 8h30 - 20h00
Encerrado ao Domingo



Comentários

sininho disse…
"ELISA competitiva... inversamente proporcional" QUÉ? ó sebastiao, esta deixou-me de boca aberta e baralhada... pelos vistos já saí do mundo laboratorial há muito tempo... excelente post.
Unknown disse…
O número de telefone da confeitaria lisboa não está correto. O número correto é o 21 840 06 60.

Obrigado
Sebastião disse…
Boa tarde,

Informação corrigida! Obrigado.

Cumps

Mensagens populares deste blogue

Restaurante das Marés, Altura

Casa do Preto, Sintra

Tasca do Sr. Domingos, Aldeia do Meco