A casa do gelado, Av. Roma






Como é possível minha gente! As vezes que já trotei pela Avenida de Roma e nunca me tinha dado conta da existência de uma gelataria ali, ali mesmo no meu caminho! Pior, ter amigos de longa data a morar nas traseiras da dita Avenida e só agora me fazem constar a sua existência.... não há justiça neste mundo. Joana, foi preciso teres nascido ;-)

A Casa do Gelado já existe desde 1981 (pelo menos é o que diz o logotipo :-) mas tem ar de ter aberto à meia dúzia de meses. Isto porque, segundo me disseram as minhas fontes pouco fidedignas, a gelataria sofreu grandes obras de remodelação. Do meu ponto de vista, não conhecendo o aspecto anterior, a remodelação correu muito bem. 

A decoração é descontraída mas classy, como a zona assim o exige, mas (e digo com todo o amor e carinho) talvez um pouco anónima... mas vou olhar com redobrada atenção quando lá voltar.
Apesar da Casa não ter muitos metros quadrados, conseguiram arranjar espaço para algumas mesas no interior e, quando o tempo o permitir, existe sempre a esplanada, para poder comer umas das taças ou crepes que vi passar e me pareceram deliciosos. As minhas bolas (pun intended) foram de chocolate (daquele mesmo à séria... parecia que estava a comer cacau em pasta) e gianduja, e estavam excelentes!


Aspecto antigo....

Como podem ver pela imagem (obrigado Google Maps por não seres actualizado com muita frequência...) era muito difícil perceber que se estava a passar por uma óptima gelataria e não mais um (também fantástico certamente) café da Avenida de Roma. Suspeito que os habitantes desta zona queriam manter secreta esta gelataria... egoístas é o que são :-) A geladaria tem agora um aspecto que sobressai mais facilmente mas continuando emparedada pelos mesmos cafés... mas não há nada que enganar, fica antes de se chegar à rua que dá acesso às piscinas do Areeiro (de quem vem do cruzamentos da avenida dos EUA).




Sim, foi mesmo uma tarde de descobertas.... daquelas de rabo de fora ou que não mordiam.... eu a passar ao lado delas e elas não miavam ou mordiam. Quem diria que existia um parque gigantesco nas traseiras da avenida de Roma? Eu não. Mas ao lado do Fórum Lisboa, Antigo cinema Roma,

Garanto que é óptimo para crianças, tal era a multidão deles que pulavam por tudo quanto era sítio e admito que também se consegue dormir uma bela soneca à sombra das árvores (apenas possível a quem se conseguir abstrair ao ruído de fundo).
Portanto já sabem, gelado, parque, soneca :-)



Casa do Gelado

Avenida de Roma, 28 H
1000 Lisboa

Horário | 2ª feira a Domingo das 13h às 23h
Esplanada




Comentários

Anónimo disse…
Tinha 15 anos quando a Casa do Gelado abriu, tinha uma decoração muito bonita, com toalhas cor de rosa, não me esqueço, parecia uma bombonerie e teve um sucesso enorme, os gelados eram óptimos e era uma enchente permanente com filas até à esquina. Nas noites de Verão às duas da manhã ainda tinha gente.
Eram os anos 80 e ainda a Av. de Roma nos seus tempos áureos. Eu adoro o gelado de Arroz Doce e ainda hoje é a minha geladaria preferida e dos meus filhos. O meu pai enquanto foi vivo era um consumidor compulsivo das cassatas, que segundo ele eram as melhores e a minha mãe ainda hoje pede-me que a leve para comer o famoso crepre da casa.
Este verão estiveram fechados e eu pensei, mais uns que fecharam…..mas felizmente foi para renovação da Geladaria ainda bem, porque uma geladaria com aquela categoria faz falta em Lisboa e em Particular na Av. de Roma.
Maria
Sebastião disse…
Bom dia Maria,

Muito obrigado pelo seu comentário! Realmente tenho pena de nunca ter dado conta da existência da Casa do Gelado. Mas ainda bem que o encerramento apenas foi para melhorar as instalações, pois seria uma pena perder um estabelecimento que parece tão enraizado na história de quem vive a Avenida de Roma.

Bons gelados

Sebastião
Anónimo disse…
Realmente são maravilhosos!! O segredo mesmo é existirem há tanto tempo e sempre com o mesmo dono! O Sr. Valdemar é uma simpatia, e sabe muito bem receber!
Unknown disse…
Os melhores crepes que já comi.... não há igual.....

Mensagens populares deste blogue

Restaurante das Marés, Altura

Casa do Preto, Sintra

Tasca do Sr. Domingos, Aldeia do Meco