Restaurante Sem-Fim, Telheiro, Monsaraz



"O SEM FIM é uma máquina. Um parafuso que leva as azeitonas até à batedeira. O resultado final deste processo é o azeite. Um dia Gil Kalisvaart comprou o velho Lagar do Telheiro. Das máquinas que não sucumbiram ao tempo e da vontade de criar um espaço de bem-estar e bem comer, nasceu o Restaurante."



E assim começa esta história...

O Sem-Fim é um restaurante situado na aldeia do Telheiro, nas proximidades de Monsaraz. Gil Kalisvaart comprou o lagar de azeite do Telheiro, transformou-o num local de bem comer, onde existe também um espaço para expôr as suas peças. Hoje em dia quem toma conta deste espaço são os seus filhos, o Tiago e a Glória. Paralelamente ao restaurante, existe também o veleiro Sem-Fim, de construção holandesa, onde são promovidos variados passeios e eventos pelas águas tranquilas do Alqueva.




No restaurante, a sala das prensas deu lugar à sala principal de refeições. Existe ainda uma varanda/esplanada com algumas mesas, onde em noites quentes, se pode apreciar a paz nocturna deste local e a vista para o castelo de Monsaraz.



Na sala das prensas vários foram os objectos restaurados e mantidos, e fazem hoje par com as mesas de xisto e as cadeiras coloridas. 


A ementa essa é de abrir o apetite: pratos variados de carne e peixe, com variedades de migas a acompanhar, como se quer em pleno Alentejo! Para nós escolhemos uma sopa de legumes para a pequena S., polvo salteado com batatinhas novas e lombo de porco no forno com puré de maçã. E para irmos entretendo o estômago optámos apenas pelo queijo e pelo pão.

E aqui ficam os nossos pratos:






Posso dizer-vos que estava tudo uma delícia! Dou aqui um particular ênfase ao puré de maçã, que só por si estava muito bom, mas que ligava muito bem com o sabor do lombo de porco! E o meu polvo estava numa consistência perfeita!

Para a sobremesa, e mais para acalmar os desvarios gulosos do P. (porque nós estávamos cheios com o jantar), escolhemos um brownie com nozes e gelado de baunilha. Outra delícia! :)



Por tudo isto, a conta ficou pelos 47,0 €! Não é assim um sítio ao qual podemos chamar barato, ou aquele restaurante típico do campo onde se come muito por pouco dinheiro... é um espaço um pouco mais diferenciado, em que se respira uma atmosfera tradicional mas ao mesmo tempo qualquer coisa de contemporâneo! Mas vale imenso a pena! :)


 
Rua das Flores, 6A,Telheiro
7200-181 Monsaraz
Lisboa, Portugal
telf. +351 96 265 37 11
email. tiago@sem-fim.com
GPS. 38.454563, -7.38116

 

Fotos: Joana, come a papa e http://redondaquadrada.blogspot.pt

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Restaurante das Marés, Altura

Casa do Preto, Sintra

Tasca do Sr. Domingos, Aldeia do Meco