Real Plazza, Guimarães

  
  
 

  
  
Gosto desta cidade, ponto! As ruas e praças do centro da cidade transmitem, como alguém me costuma dizer em relação a tantas outras coisas, uma boa aura :-)  Tudo bem arranjado e limpo [e não é só porque é capital da cultura, em visitas anteriores a cidade estava igualmente bem preservada], e onde o antigo tem ar de antigo e não de velho.

Depois de umas quantas voltas pela cidade, e uma visita a um dos centros comerciais de Guimarães, lá nos pusemos a caminho do local onde, esperávamos nós, iríamos jantar. Decidimos tentar mais uma vez (da última vez estava fechado) o Real Plazza, um restaurante que, segundo me informaram, tem umas mega hiper "out of this world" francesinhas. Tendo em vista que sou aficionado deste prato, não me importo de tentar as vezes que forem necessárias até conseguir entrar num local que sirval boas francesinhas :-) Desta vez o restaurante estava aberto e chegámos na altura certa, esperando pouco tempo para ter uma mesa livre. Depois de nos sentarmos a fila, na entrada do restaurante, tornou-se gigantesca e assim continuou durante todo o jantar. Nitidamente é um restaurante com muita procura e rotatividade de mesas, tendo permanecido cheio [e o restaurante não é pequeno] durante todo o jantar e, tinha aspecto, de ainda ficar cheio mais umas horinhas.

O restaurante não fica no centro da cidade, sendo necessário ter boas referências ou conhecer a zona para dar com o local. Tem um aspecto normal, a tender para cervejaria Portugália-like, espaçoso e com janelas panorâmicas que, durante o dia, devem permitir uma vista bonita sobre a cidade.

O menu varia entre francesinhas, cachorros e bifes mas é pouco explícito para quem nunca lá foi... especialmente na descrição dos ingredientes e tamanho do prato! Quando tivemos oportunidade de ter um empregado que no desse atenção [foram sempre simpáticos mas realmente com casa cheia...melhor, a abarrotar, era difícil captar a atenção de um empregado] lá o bombardeamos com perguntas. Tudo tornou-se mais fácil porque pude apontar para a mesa ao lado e perguntar que "monstro" era aquele e se podia pedir metade :-) Sem exagero, o cachorro devia ter uns 30/40cm de comprimento com resmas de batatas fritas e molhanca para ensopar [acho que entupi uma veia só de olhar para o prato!]

Para a mesa vieram dois meios cachorros ["só" tinham uns 20/25cm] e uma mega francesinha [pão de forma feito de encomenda pois nunca vi quadrados de pão tão grandes]. Se meio cachorro já me encheu as medidas, não quero nem pensar se comesse um inteiro [algo que me passou pela cabeça mas, felizmente, a razão prevaleceu sobre a gula]. Os cachorros estavam fantásticos, especialmente porque não vinham em pão normal para cachorros mas sim numa espécie de baguete, que tornou tudo muito melhor. A francesinha estava igualmente óptima, sendo necessário alguma dilatação de estômago para conseguir comê-la toda.

Escrevo, escrevo e então e as fotos? Infelizmente vão ter que acreditar em mim [ou ir confirmar com os vossos próprios olhos], estava tão distraído que não me ocorreu, por um minuto sequer, apontar o meu telemóvel para o meu prato e tirar uma foto da obra de arte gastronómica com que me presentearam. As minhas humildes desculpas.


Esta foto é simplesmente ilustrativa, não fazendo jus à que realmente foi comida :-)



Localização
Rua Fernando Pessoa nº101 | Guimarães
4800-176
Tel: +351 253438310
  
  

Comentários

Anónimo disse…
Não deu as indicações, eu deixo ;)

Alameda Alfredo Pimenta, Posto da PSP. Subir a rua ao lado do posto, seguir em frente até encontrar uma bomba de gasolina do lado direito. O Real Plaza fica por trás da bomba.
Anónimo disse…
A melhor francesinha que ja comi e fiquei fã...
Anónimo disse…
Tudo isto já para não falar no picadinho à madeirense que lá fazem e que é delicioso...

Mensagens populares deste blogue

Restaurante das Marés, Altura

Casa do Preto, Sintra

Tasca do Sr. Domingos, Aldeia do Meco