Claras em Castelo, Lisboa

    
 
Se há coisa que me prende imediatamente num restaurante/café/"sítio para comer" é um nome giro, engraçado e com um trocadilho à mistura! Talvez por ter uma imaginação zero, admiro sempre quem tem ideias giras...e por isso, quando pesquisei no Google "restaurantes" "castelo" e me aparece um com o nome de "Claras em Castelo"...pronto, adorei, já está, escolhi! Depois li também as opiniões no Tripadvisor, e como todos pareciam ter gostado muito, ainda mais convencida fiquei. Foi só confirmar que não encerrava à segunda-feira (era perfeitamente possível...).


O Claras em Castelo é da Guida e do Stephane (um francês), que têm este pequeno espaço, muito bem decorado, mesmo ao lado da entrada do Castelo de S. Jorge, onde apostam na cozinha tradicional portuguesa.


A Guida é a nossa chef, fazendo umas refeições deliciosas, com um ar caseiro e um sabor ainda melhor! O Stephane vai atendendo às mesas, num português carregado de sotaque e de "francesismos", é extremamente simpático e prestável, e explica tudo tudo sobre a refeição. De notar que, sabe-se lá porquê, vão ali muitos franceses comer (o passa-palavra é uma coisa espantosa), onde deve ser um grande alívio ouvir uma explicação pormenorizada na língua-mãe. E olhem que ele não se faz rogado! :)

Então, iniciámos o nosso belo repasto com um delicioso sumo de morango, meloa e limão e um couvert composto de pão, azeitonas e paté de sardinha (caseiro e excelente!).

o sumo era mesmo uma delícia! :)

E depois prosseguimos com frango assado com molho de mel e laranja e lombo de porco recheado com farinheira. Ambos acompanhados de arroz branco, salada e umas batatinhas assadas no forno fantásticas! :) E tudo com a indicação de que, caso não fosse suficiente, estaríamos à vontade para pedir mais...mas não foi preciso! Quantidade mais que suficiente para um almoço! :)


Nas sobremesas também não houve nada, nada que nos desiludisse...muito pelo contrário! :) A saber: bolo mousse de chocolate (mas bem derretido no interior...uma delícia) e morangos com molho de frutos vermelhos e sorvete de limão (talvez um dos melhores sorvetes de limão que já comi, ou seja, no ponto certo entre o doce e o ácido!). E a mistura destas duas sobremesas...nem vos digo nada! Do melhor! :)


O restaurante tem ainda uma exposição de bijuteria e imensas indicações e dicas para turistas (espectáculos, exposições, etc, etc).


Por isto tudo pagámos 16 €/pp. Não considerei caro tendo em conta a localização, a imensa qualidade de tudo o que nos foi servido, e a simpatia e amabilidade do Stephane e da Guida! :) Recomendo vivamente! Num belo dia de sol, apanhem o eléctrico 28, façam um dos mais bonitos passeios por Lisboa, vão ao Castelo de S. Jorge, e não deixem de experimentar as "claras em castelo"!

Notas Importantes:
- o restaurante é pequeno - no total tem capacidade para 16 pessoas, e portanto chegar e ter mesa, é um pouquinho de lotaria;
- o restaurante não serve sopa (ou normalmente não está disponível); portanto não vão com uma criança pequenina a contar que vai haver sopa no restaurante...porque não há! adivinhem quem foi?!


Informações:
Rua Bartolomeu de Gusmão, n.º 31
1100-078 Lisboa
Tel.: 218 853 071
Encerra às quartas

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Restaurante das Marés, Altura

Casa do Preto, Sintra

Tasca do Sr. Domingos, Aldeia do Meco