Trigo Latino, Lisboa


    

Ficar parado (por vezes estagnado) numa qualquer rua de Lisboa por um tempo quase infinito, em que nenhuma estação de rádio, cd ou mp3 toca uma música que apazigue o nervoso miudinho (para não dizer irritação) em que nos encontramos, e nada acontece à nossa volta digno de nos fazer abstrair (onde estão os assaltos, homicídios, suicídios e acidentes com muito sangue quando precisamos deles? hem?) pode, por vezes, revelar-se útil e proveitoso.
 
Foi o que me aconteceu um destes dias, estava eu no pára arranca em frente ao Museu do Fado a emitir vitupérios contra a imobilidade do trânsito, quando o meu olhar se cruza com o olhar fixo de um  peculiar manequim, que despertou o meu interesse. Quando olhei com mais atenção percebi que o manequim era parte integrante da decoração, não de uma loja dos chineses ou de roupa em segunda mão, mas sim de um restaurante de seu nome Trigo Latino.



Passado algum tempo surgiu (finalmente) a oportunidade de visitar o restaurante do manequim. A decoração é realmente curiosa, balançando entre o estilosamente decadente e o burlesco. Passo a explicar :-) O chão preto e branco, o mobiliário com aspecto vintage, as fotografias antigas e os bizarros manequins dão-lhe um ar deliciosamente decadente e com potencial romântico (só faltava uma mulher com sotaque alemão ou francês com vestido anos vinte, fita à volta da cabeça e um cigarro no fim duma longuíssima boquilha). Existem outros elementos  decorativos destoantes, mas não propriamente antagonistas, como pinturas abstractas e quadros com frases engraçadas ("O mundo anda três whiskies atrasados" do Hemingway era uma delas :).

A ementa é variada, indo das bruschettas, massas frescas e risotto até pratos mais elaborados como lombo de salmão ou empada de coelho. Tem igualmente alguma oferta vegetariana. Enquanto escolhíamos o que queriamos comer fomos devorando os diferentes tipos de pão, molhando-os no azeite, que compunham o couvert. A nossa escolha recaiu sobre peito de frango gratinado recheado com farinheira (realmente não resisto a um prato que tenha farinheira :) acompanhado por batata dauphinoise e molho de cogumelos; e um risotto de cogumelos recomendado por quem nos atendia.

Como o risotto era feito na hora, o que iria fazer com que demorasse uns minutos extra-longos, foi-nos perguntado se queríamos entrada para ocupar o tempo morto.... decidimos pedir a beringela, pimentos e courgettes grelhados com queijo de cabra tostado regado com mel e amêndoas torradas.

A beringela estava óptima, especialmente para quem não se importe que a comida tenha uma componente adocicada :-) Para quem ache que comida doce é sobremesa não aconselho esta entrada. Os pratos principais estavam igualmente excelentes, o risotto estava no ponto e tinha um sabor fantástico a cogumelos, e o frango com farinheira estava muito saborosa.

Tarte Tatin

Algum tempo depois de terminar os pratos principais, escolhemos as sobremesas. O crumble de abacaxi caramelizado com chocolate negro não correu tão bem como esperado (foi ultrapassado o limite entre crocante e parte dentes) mas a Tarte Tatin quente com “creme fraiche” estavam óptima (e, segundo nos foi explicado, uma verdadeira obra de engenharia).

Gostei muito do restaurante a vários níveis, desde a localização, o ambiente e decoração do restaurante até à confecção da comida. O preço a pagar por tudo isto foi pouco acima dos 20€, o que não me pareceu injusto.

O senão.... os tempos de espera entre as diferentes etapas de todo o processo alimentar foram por demais longos :-( E não é que não fossemos avisados e explicada a razão da demora, mas quando nos dão a ideia de comer uma entrada para entreter até ao prato principal e "ambos os mesmos" surgem quase ao mesmo tempo (depois de um looooongo período de espera) faz desesperar um bocado. Mas este senão é contornável com companhia conversadeira e um bom couvert.

Contactos
Largo Terreiro do Trigo nº1, 1100-063 Lisboa
Almoços: 12h30 - 14h30 de Segunda a Sexta-feira
Jantares: 19h30 - 00h00 de Segunda a Domingo
Telf. 218821282


  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Restaurante das Marés, Altura

Casa do Preto, Sintra

Tasca do Sr. Domingos, Aldeia do Meco