Cantina - Lx Factory

 
Há tanto, tanto tempo que tinha ganas de ir a este restaurante. Já conhecia o pão cozido em forno de lenha que esporadicamente vou lá comprar e já lá tinha lanchado, mas nunca se tinha proporcionado uma refeição.

Na Sexta juntamos um grupo de verdadeiros amigos, daqueles que já se conhecem há muito tempo e que sabemos que por mais tempo que passe, e apesar de por vezes passar muito tempo sem nos encontrarmos, eles estão lá. Foi esta a desculpa perfeita para irmos jantar à cantina do Lx Factory.

O espaço é industrial e muito descontraído, todo o mobiliário é desirmanado e com as origens mais estranhas possíveis. Tem aquele ar entre a taberna da aldeia perdida em Trás-os-Montes e a cantina dos trabalhadores de uma fábrica. A mesa que nos calhou é muito provavelmente a menos confortável do restaurante, não aconselho de todo, pois como é muito alta temos de nos sentar em bancos extremamente desconfortáveis e desnivelados. Por outro lado todo o pessoal à nossa volta encontrava-se sentado em cadeiras, e nós a olhar de inveja.

Para abrir as hostilidades foi posto na mesa o  pão maravilha, cozidinho no forno a lenha, vários tipos de enchidos grelhados e quentinhos, azeitonas e dois tipos de queijos, um tipo requeijão e outro amanteigado (delicioso!). Durante este repasto veio a difícil escolha dos pratos, o menu de jantar, mais vasto que o de almoço onde que creio só existem pratos do dia, tem cerca de 7/8 pratos de carne e outros tantos de peixe, e ao ler a lista não é difícil não querer provar pelo menos uns 4 ou 5. Eu optei pelos folhadinhos de Bacalhau com arroz de ameijoas e estava delicioso. Pelo que percebi da restante mesa toda a gente ficou feliz com as suas escolhas e agradavelmente surpresos com a variedade, originalidade e confecção dos pratos.

Infelizmente não provamos as sobremesas, já não havia fome para mais, nem sequer vimos a carta de sobremesas para saber o que têm para oferecer, mas pelo que espreitei pareceram-me tradicionais portuguesas, à semelhança dos pratos.

No final a conta foi de 17 euros pp, um pouco carote se contarmos que não comemos sobremesas e que o conforto foi mínimo, mas compensou pela qualidade da comida e pela sangria, que não estava brilhante, mas bastante aceitável.


Cantina Lx
Lx Factory - Alcantara
Tel: 213 628 239
cantinalxfactory@gmail.com
Encerra aos Domingos e Feriados
Seg a Sex 9h30-23h
Sab 19h-23h

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Restaurante das Marés, Altura

Casa do Preto, Sintra

Tasca do Sr. Domingos, Aldeia do Meco