Adega das Gravatas, Lisboa


Após uma tentativa falhada de provar as iguarias tradicionais da Adega das Gravatas (era segunda-feira!), lá consegui mas desta vez, com outra companhia. 

Adega das Gravatas está localizada na zona antiga de Carnide, uma zona muito promissora nestes assuntos de bem comer! Foi criada em 1908 como uma simples tasca e carvoaria e bastante mais tarde, a pedido do dono, os clientes começam a deixar as suas gravatas com um autógrafo. Neste momento, segundo consta, a colecção tem cerca de 3000 gravatas! 

Não pude confirmar se são realmente cerca de 3 mil, mas posso garantir que são muitas! Estão penduradas por todo o lado do restaurante, com destaque para a sala da foto ao lado! De referir que existe uma gravata emoldurada de uma mesa do Benfica; portanto, isto é "gente boa"!

O restaurante tem esta sala principal bastante espaçosa (o único defeito é realmente o barulho!) e um pátio interior que deve ser bastante agradável em dias quentes. Tem uma decoração simples, onde as imensas gravatas marcam o espaço.


As opções de refeição são várias, tudo com um cariz tradicional e regional. Entradas muito variadas, vários pratos do dia de carne e peixe (não apenas 2 ou 3....são muitos) e uma lista de sobremesas também bastante composta. As nossas escolhas foram para Pato assado no forno com castanhas e esparregado e Favas com entrecosto. Ambos muito bons (o molho do meu pato era uma delícia) e numa quantidade astronómica (eu devia ter meio pato na minha travessa, e o tacho de favas era suficiente para duas pessoas). Com isto tudo, não sobrou mesmo espaço para a sobremesa (aliás não conseguimos acabar os pratos principais). 


Por isso, a minha sugestão para se conseguir chegar a um pouquinho de cada da ementa é: uma entrada, um prato principal e depois uma ou duas sobremesas! Senão, não se consegue!
Relativamente a contas, pagámos por pão, azeitonas, dois pratos, duas bebidas...22 euros. Não é caro tendo em conta o que foi servido; no entanto, a conta rapidamente pode ascender a muito mais com uma sobremesa e entrada. Por isso, a minha sugestão também é boa para não se pagar muito no final!


Recomendo vivamente para uma boa refeição com amigos (também fazem refeições para grupos com ementas pré-definidas).

Adega das Gravatas
Travessa do Pregoeiro, 15
Carnide 1600-587 Lisboa
Tel. 217 143 622
Encerra às segundas


Comentários

Hugo Pedrosa disse…
Olá,

Parabéns pelo blog.

Aproveito para deixar uma sugestão, abriu um novo portal de restauração que permite efectuar reservas: www.brooks.pt

Abraço

Mensagens populares deste blogue

Restaurante das Marés, Altura

Casa do Preto, Sintra

Tasca do Sr. Domingos, Aldeia do Meco