Restaurante Columbinos, Felgueiras



Aquilo que vou escrever em seguida vai soar mal mas tentem não levar muito a peito......... Quando entrei no Restaurante Columbinos, se não fosse pela paisagem rural, diria que estava a entrar num restaurante em plena Lisboa, e pior, num daqueles bem carotes. Mas não, na realidade estava a entrar num restaurante todo pipi numa terra algures na região de Felgueiras (ou numa ilha perdida no Pacífico, mas onde não se entra por desastre aéreo e pode sair-se quando quer), para o qual não tenho quaisquer pontos de referência (primeiro eucalipto depois daquele campo de milho??).

O edifício e o interior do restaurante denotam uma preocupação dos donos com a apresentação, tendo consigo decorar o restaurante sem grandes ostentações mas com bom gosto. A decoração permitiu criar um ambiente calmo e acolhedor, onde é possível estar um grupo de pessoas na nossa próximidade e mesmo assim não ser necessário começarmos aos berros para nos percebermos.
O atendimento foi muito simpático e solícito, perguntado regularmente (sem exagero) se tudo estava do nosso agrado ou se poderiam ajudar de alguma forma. Com tantos restaurantes onde somos despachados à velocidade da luz, esta simpatia por vezes deixa-me um bocadinho desconfiado mas tudo correu bem :-)

A refeição consistiu numa tragédia (no sentido figurado, ninguém morreu no fim) em três actos: entradas, prato principal e sobremesas. Posso dizer que, dos três actos, o primeiro foi o mais complexo..... A quantidade de entradas que espalham pela mesa é avassaladora (só comparável com A Escola), desde pão com alho acabadinho de fazer, passando por moelas, espetadinhas, patês e pataniscas de bacalhau (haviam mais entradas, mas a minha memória já começa a falhar), até ao pão e broa a saberem a tal. Como podem perceber, se se entusiasmarem com as entradas, o que é fácil pois as que provámos estavam excelentes, correm o risco de passarem directamente para as sobremesas :-)

No segundo acto, escolhemos como pratos principais: secretos de porco preto e posta à Columbinos para duas pessoas. Não percebi a diferença, em termos de quantidade, entre os secretos para uma pessoa e a posta para duas, por isso posso afirmar com alguma convicção que não servem nada mal nos Columbinos. Em termos de confecção, não podiam estar melhores!! As batatas a murro estavam excelentes (ligeiramente estaladiças e ainda com algum sal por fora.... se pudesse não parava de as comer) assim como os secretos e a posta, a faca quase não tinha resistência por parte da carne. A comida estava no ponto! A título de curiosidade, os pratos onde vinham estas iguarias eram muito engraçados, todos cheios de estilo. Quem disse que a comida portuguesa tem de vir numa travessa de inóx :-)

O último acto, ao contrário do que disse no início, pode, de certa forma, ser considerado uma pequena tragédia...... As sobremesas vieram literalmente ter connosco. Veio um carrinho com as diferentes sobremesas disponíveis e foram-nos explicadas cada uma delas, tendo escolhido tiramisú e charlotte de café. As sobremesas estavam, como hei-de de dizer...... normais a caminho do fraquinho, para além de terem sido um bocadinho forretas nas fatias que cortaram (não peço o bolo inteiro mas pelo menos uma fatia que dure mais que duas colheradas :-). Se existe, na minha opinião, alguma coisa neste restaurante que poderia ser sujeito a uma melhoria, seria sem dúvida as sobremesas.

Depois do café, e de alguma conversa sobre o que iriamos fazer a seguir, pedimos a conta: 22€ pp. Posso afirmar que para aquilo que se comeu e bebeu (vinho e água) foi um excelente preço, especialmente se pensar que se tivessemos em Lisboa não pagaria menos de 30€ :-)
Por isso já sabem se estiverem perto de Felgueiras, Amarante, Penafiel e afins e queiram comer bem aqui fica uma alternativa vivamente recomendada.

Localização
Lugar da Estradinha - Friande
4610-311 Felgueiras
Porto
Telef.255925534
Encerramento: Domingos (Jantares)
Horário: 12h às 15h e das 20h às 22h

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Restaurante das Marés, Altura

Casa do Preto, Sintra

Tasca do Sr. Domingos, Aldeia do Meco