Pizzeria Casanova, Lisboa

Esta bela pizzeria fica situada no Cais da Pedra em Sta. Apolónia, num alinhamento muito promissor (Deli Delux para os lanches, Bica do Sapato para os dias mt mt mt especiais...). Esta pizzeria tem um ambiente simples, confortável, familiar, agradável. A entrada faz-se por um "mini-labirinto" por onde podemos ver todo o processo de confecção das belas pizzas que nos vão confortar o espírito e o estômago dali a pouco. Dali a pouco, ou não...! Não são aceites reservas logo o tempo de espera é algo imprevisível. Numa sexta à noite, por exemplo, por volta das 20h já há fila de espera! Imagino que à hora de almoço também possa haver algum tempo de espera. É preciso alguma persistência, mas vale a pena! Uma coisa que funciona sempre bem é terem amigos que vão primeiro para a fila, e depois vocês aparecem airosamente quando eles já estão sentados... ;)!
A pizzeria tem dois espaços distintos: a esplanada e a sala, ambas com mesas corridas ao estilo cantina. A sala tem janelas enormes, que permitem apreciar a vista para o rio e, por cima de cada mesa, existe uma lâmpada que nós acendemos quando queremos chamar os empregados (obvía aquele problema frequente na nossa restauração, que são os empregados com palas nos olhos, que nós nos esforçamos por chamar e não conseguimos!). Na esplanada existem toldos, que nos protegem do sol durante o dia, mas não existem luzes por cima das mesas (substituídas por dois empregados em permanência na esplanada)....e perguntam vocês agora....então e nas noites frias de Verão, que também as há, e nas noites de Inverno sem chuva, o que nos aconchega na esplanada!!!????
MANTAS POLAR !!!!!! Desculpem o entusiasmo, mas é proporcional à alegria que sentimos quando percebemos que elas existiam e estavam disponíveis para nós...nós, que estávamos qual boneco de neve, a pensar que teríamos mesmo de ir embora e procurar um sítio mais quentinho para estar à conversa (isto porque a nós calhou-nos uma noite menos amena de Verão). Portanto, se por acaso lá forem em condições climatéricas menos amenas, não hesitem...peçam uma mantinha para vos aquecer! A partir da manta tudo se tornou maravilhoso e pudémos então ficar na conversa até às tantas e ser os últimos a sair da esplanada!

E agora relativamente ao que nos confortou o estômago: para entrada duas bruschettas, para pratos principais três pizzas e um calzone. Tudo muito bom! Pizzas finas e estaladiças, muito bem apetrechadas; a dificuldade é escolher! Estão ainda disponíveis vários pratos de pasta, mas nós ficámo-nos mesmo pelas pizzas. Para beber, escolheu-se vinho branco com morango (existe vinho com uma imensidão de sabores de frutas) e chá gelado da casa. Nas sobremesas escolhemos tiramisú, panacotta e granizado de café. Estava tudo bem, apesar de a panacotta não sobressair muito relativamente a outros locais. Existem, segundo consta, umas coisas maravilhosas que são as pizzas doces (pizza com nutella parece que é muito boa), que nós não provámos por uma falha de comunicação no grupo (uma queria, outros não ouviram, outros não viram na ementa). Enfim, uma falha que parece grave mas que dá o mote a outra visita...:)!

Aqui fica uma sugestão de um local muito agradável e em que podemos comer por um preço simpático (se saltarem entradas é ainda mais agradável). Nós pagámos 19,5 €/pp; mas para ficarem com uma ideia, as pizzas rondam os 11-13 euros (bom para uma família com adolescentes famintos...estavam lá algumas). A experimentar da próxima vez à hora de almoço.

Pizzeria Casanova
Av. Infante D. Henrique - Cais da Pedra
Armazém 7 Loja B
1900 Lisboa
Aberto todos os dias das 12:30h às 01:30h (horário contínuo)
Não aceita reservas.

Comentários

Ricardo Silva disse…
É mesmo muito bom o Casanova.
O post revela toda essa qualidade, parabéns.
O facto de ter horário contínuo é excelente para um dia mais preguiçoso.
Também é bom para um martini rosso c/ manjericão ao final de um dia de trabalho, ainda sem as filas das 20h.
A pizza de mascarpone e mel fez as minhas delícias na última visita.
sininho disse…
E a pizza com nutela quentinha é tambem maravilhosa. Mas as filas realmente são uma coisa do demo, ontem, uma quinta-feira perfeitamente normal, a fila começou a formar-se ás 20h e quando saimos pelas 23h, continuava bem composta.
Cláudia Martins disse…
Para quem não é fã de pizzas e afins, ir a um restaurante italiano pode tornar-se doloroso (há sempre esperança que no menu conste uma salada apetitosa...) mas aqui também se pode comer pratos sem queijo (o meu verdadeiro inimigo!): eu comi esparguete com alho, azeite e piri-piri que estava de comer e chorar por mais! Muito bom! Isto para não falar das bruschettas deliciosas com que iniciei o almoço... Estava tudo fantástico!
Neste restaurante apenas um senão (para mim claro!): a presença de muitas crianças (fui ao almoço de domingo) que produzem o habitual ruído de fundo.

Mensagens populares deste blogue

Restaurante das Marés, Altura

Casa do Preto, Sintra

Tasca do Sr. Domingos, Aldeia do Meco