La Brus"k"etta, Lisboa

La Brus"k"etta...... este não é um restaurante novo na cidade, nem esta foi a minha primeira visita. No entanto, como a primeira visita não me marcou pela positiva, mostrei sempre uma certa (ok, muita) renitência em voltar a experimentar. Mas o que fazer quando se quer ir jantar fora e a companhia não está muito para aí virada (na verdade encontra-se constantemente a lamuriar de como a economia doméstica está pela hora da morte)? Recorre-se a um golpe, verdadeiramente, baixo. Faz-se uma one time only offer de ir a um restaurante, que podemos não gostar muito, mas que a companhia está sempre deserta para ir!

E assim acabámos a jantar no La Brus"k"etta. (Verdade seja dita, como consequência do post sobre o CitySandwich, visitei o site do Chef Guerrieri e fiquei com vontade de dar uma segunda oportunidade às bruschettas :-))

La Brus"k"etta alia dois denominadores, nem sempre fáceis de encontrar, num mesmo restaurante, tem um ambiente e decoração que lhe confere uma aura de restaurante dispendioso mas, na verdade, é bastante acessível. Mas, como dizia o meu amigo Jack (the ripper), vamos por partes.

O restaurante fica num edifício antigo, junto ao Largo do Rato, em que houve a preocupação de manter a traça original, tendo resultado num espaço com uma decoração elegante e sóbria, marcada pela conjugação entre a pedra, presente no chão, paredes e em grossas colunas, e o mobiliário de design em madeira. O espaço ganha cor com os enormes quadros representando diferentes tipos de bruschettas que ornamentam as paredes.

E o que se come? Bem, como o nome indicia, comida de inspiração italiana. Mas não são os normais pratos italianos, como pastas ou pizzas, que nos levaram a este restaurante (o que não quer dizer que não possam ser bons) mas sim as bruschettas. Neste restaurante, existe uma variedade de bruschettas que em vez de figurarem como entrada (o que é normal em muitos restaurantes italianos) são na verdade pratos principais. Existem várias, algumas delas "aportuguesadas", que se fazem acompanhar sempre por batatas e cebola fritas em tiras muito finas. A nossa escolha recaiu sobre duas bruschettas, uma com almôndegas de farinheira com couve rocha e outra com beringela, mozzarella e tomate. Estavam ambas excelentes, as almôndegas sabiam realmente a farinheira e a beringela estava no ponto! E as batatas e cebola fritas estavam de acelerar qualquer processo de aterosclerose.

Para sobremesa, como a fome já não era muito, dividimos uma fatia de bolo de chocolate. Tinha-mos de fazer este sacrifício, primeiro por respeito a vós leitores (precisam de saber se existem sobremesas de jeito, certo?) e depois como dizer não a um bolo que se autodenomina o melhor bolo chocolate do mundo? Por vezes, não é possível dizer não :-) E confirmou-se que a autodenominação permanece próxima da realidade.

Cafezinho e conta (15€pp). E lá fomos nós de barriga cheia e ambos contentes por termos vindo ao La Brus"k"etta.

Últimos apontamentos: o atendimento é competente e simpático
; o estacionamento é difícil mas nada de estranhar no centro de Lisboa; dar uma segunda chance a um restaurante pode significar uma mudança de opinião (foi o que aconteceu). Aprovado pelos pneus Sebastião.

Localização
Rua São Filipe Nery 12/14 - Lisboa
1250-227 Lisboa
Tel.213883860
Horário: 2a a 6a - 12:30 às 15:00 e das 19:30 às 23:00; Sáb - 19:30 às 00:00
Encerramento: Sábados (Almoços), Domingos

Comentários

sininho disse…
Ó Sebastião, com essa ultima referencia até parece que tens pneus, o que não é verdade. O nosso Sebastião é um verdadeiro Deus grego, que vai todas as semanas ao ginásio (o que para as restantes pessoas que escrevem neste blog é um esforço herculano, por diferentes razões).
De qualquer forma fico feliz, por finalmente conseguir fazer com que o Sebastião se rende-se aos encantos da Brusketta.
Sebastião disse…
a minha pergunta é......herculano ou hercúleo? :-)))))) e sim tenho pneus mas já foram de camião TIR e agora são de mota.
sininho disse…
hercúleo
adj.
Próprio de Hércules.

herculano
adj.
relativo ou pertencente a Hércules.

Rest my case
Para quem ainda não sabe, estas discussões conjugais temperam normalmente os meus almoços...muitas vezes faço de juiz! :)
Sebastião disse…
sr Diogo Infante se por acaso lê este blog agradecia que desse o seu parecer!

Mensagens populares deste blogue

Restaurante das Marés, Altura

Casa do Preto, Sintra

Tasca do Sr. Domingos, Aldeia do Meco